quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vídeo "Um buraco no muro"






  




1. O que o vídeo apresenta sobre o impacto do computador na vida de crianças sem acesso às TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)?

O vídeo apresenta a realidade das crianças que vivem na Índia. Embora a Índia seja um país muito pobre, nele há grandes empresas super desenvolvidas e importantes para a sociedade mundial. O computador pode representar para as crianças indianas possibilidade para um emprego melhor no futuro.

2. Como as crianças interagiram com o computador?

As crianças, ao notar aquele computador preso no muro, mostraram-se interessadas com a “novidade” e como tiveram a autorização do dono, uma vez que o computador estava do “lado de fora do muro”, puderam mexer e rapidamente, começaram a acessar tudo que podiam, clicando e descobrindo todas as possibilidades daquela tecnologia.

3. Como se deu a aprendizagem das crianças?

A aprendizagem das crianças deu-se de forma rápida e eficiente. O computador, por ser um objeto interativo e atraente, faz com que as crianças busquem o conhecimento para conseguir utilizá-lo, principalmente quando elas não têm alguém para ensiná-las.

4. Quais as dificuldades e limitações que as crianças tiveram ao usar o computador?

As crianças precisaram compartilham poucos computadores entre toda a comunidade. Era difícil, pois muitas vezes elas conseguiam visualizar o computador só de longe, sem poder tocá-lo por ter outras crianças na fila.

5. Escreva um comentário pessoal sobre o que assistiu nesse vídeo e faça uma conclusão.

Este projeto “Um buraco no muro”, a meu ver, é um projeto excelente de inclusão social para crianças que estão numa situação financeira e cultural precária, situações onde o emprego que elas terão será o mesmo que os pais e dificilmente sairão da pobreza. O acesso às novas tecnologias inclui estas crianças no mundo moderno e incentiva-as pela busca do conhecimento, abrindo novas portas para reconhecimento profissional futuro. Com certeza todas as crianças merecem ter oportunidade de entrar no mundo onde praticamente, mais da metade da sociedade já está inserida. Um mundo onde não podemos tocar, mas que influencia todo nosso cotidiano e sua ausência traria muitos prejuízos para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário